terça-feira, 15 de junho de 2021

Uma amostra de A VISUAL FINNEGANS WAKE ON THE ISLAND OF BREASIL

Divulgo neste Bloomsday de 2021 algumas imagens do meu ebook de artista A Visual Finnegans Wake on the Island of Breasil, que será lançado pela editora Iluminuras em 2022.

Trata-se de uma versão inteiramente visual do último romance de James Joyce, com 633 imagens inéditas, as quais evocam, na sequência original, todo o enredo da obra.

Joyce cita algumas vezes, ao longo de Finnegans Wake, a lendária Ilha do Brasil (Island of Breasil, ou Hy Brasil). Situei A Visual Finnegans Wake nessa ilha, que ficava a oeste da Irlanda, segundo mapas medievais. Depois ela desceu até a Ilha da Madeira, terra de alguns de meus antepassados. Atualmente, ela se fixou na América do Sul -- talvez seja a Ilha de Santa Catarina, onde vivo com minha mulher e meu filho.    

16 de junho de 2021
















Um comentário:

  1. Boa tarde Sérgio! Sou também estudiosa da literatura ameríndia, e gostaria de conhecer mais detalhes do processo de sua produção dessas imagens. Você menciona no prefácio a escolha de uma palavra, pelo que entendi, uma única palavra para o livro todo. Será então que a cada página você encontrou indícios dessa palavra e representou-a imageticamente, algo que vai adquirindo diferentes cores e contornos graças à nova palavra que surge a cada página que no entanto guarda em si a mesma palavra única? Considerei bastante genial sua proposta e acredito ser menos aleatória do que pode parecer.

    ResponderExcluir